Receitas de Bolos
As receitas de bolos e sobremesas mais gostosas!

Pão de Ló

Publicado por Receitas de Bolo. Modificado: Junho 13, 2017

O pão de ló é um bolo muito fácil de fazer e versátil ao mesmo tempo. A sua estrutura esponjosa e flexível se adapta bem nas receitas de bolos que precisam ficar molhadinhas e que levam bastante creme.

Um exemplo clássico do uso desta receita numa sobremesa, é o maravilhoso rocambole. A massa do rocambole e simplesmente um pão de ló recheado; a massa do pão de ló facilita o procedimento de enrolar o bolo pois é muito flexível e não quebra tão fácil, se tratada com delicadeza.

Nessa receita de pão de ló usaremos só 4 ingredientes. Essa seria a receita clássica criada pelo cozinheiro genovês Giovan Battista Cabona [1], no entanto, existem variações do pão de ló, com mais ingredientes que serão postadas no site em breve. Por enquanto, confira embaixo o passo a passo dessa receita fácil e com poucos ingredientes (ou assista o video acima).

Modo de preparo do Páo de Ló

Pão de Ló

Ingredientes

  • 4 ovos.
  • 120g de farinha de trigo. (1 xícara de chá)
  • 120g de açúcar. (2/3 xícaras de chá)
  • ½ colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

  1. Usando uma batedeira em velocidade meia alta, bata os ovos junto com o açúcar durante 10 minutos aproximadamente até os ovos triplicarem o seu volume.
  2. Enquanto os ovos batem é possível adicionar a essência de baunilha ou qualquer outra essência que se deseje.
  3. Peneire a farinha e o sal, e incorpore na mistura de ovos de maneira envolvente até que os grumos desapareçam. Lembre-se de não bater muito nem durante muito tempo, uma vez incorporada a farinha pois se desenvolvera o glúten e a massa não crescera nem ficara macia.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180° durante 30-45 min, ou até que, ao enfiar um palito dentro do bolo, este saia limpo.
Observação: A receita pode ser dobrada facilmente. Por cada ovo adicional, incorpore 30 gramas a mais de açúcar e farinha. Por exemplo, para um bolo de 6 ovos se utilizariam 180g de farinha e 180 de açúcar.

Dicas para um Pão de Ló perfeito

O pão de ló e um bolo muito simples de se fazer mas tem que ser feito com muita paciência e precisão pois para ele crescer não leva fermento o que deixa tudo o trabalho pesado por conta dos ovos, nesse sentido bater bem os ovos é fundamental na hora do preparo.

Bater os ovos durante 10-12 minutos e o recomendado para obter um bolo alto e esponjoso. É bom se lembrar que os ingredientes devem estar a temperatura ambiente, é importante que os ovos por exemplo, sejam tirados da geladeira umas horas antes do preparo.

Na confeitaria as quantidades dos ingredientes são muito exatas, nós recomendamos utilizar uma balança de cozinha para realizar esse tipo de massas mais delicadas, mesmo que tenhamos colocado a conversão em xícaras, e muito melhor ser precisos com os pesos pois isso garantira ao 100% o sucesso da receita.

Ao sair do forno e muito comum que o pão de ló fique com um cheiro de ovo que pode ser desagradável para muitos, esse cheiro some quando o bolo esfria, no entanto peneirar os ovos e adicionar alguma essência na massa pode diminuir o mesmo.

Referências

  1. Pão de ló.  Portal Wikipedia (acessado em 30 de Abril de 2017)

Comentarios en esta receita

  1. Margarita diz:

    Hi, very nice website, cheers!
    ——————————————————
    Need cheap and reliable hosting? Our shared plans start at $10 for an year and VPS plans for $6/Mo.
    ——————————————————
    Check here: https://www.good-webhosting.com/

Comente esta receita

O seu email não será publicado. Os campos marcados com * são requeridos

*

*

.