Receitas de Bolos
As receitas de bolos e sobremesas mais gostosas!

Bolo de Milho

Publicado por Receitas de Bolo. Modificado: Junho 13, 2017

O Bolo de Milho, igual que o bolo de fubá possui muitas variações dependendo da região onde é preparado, uns colocam queijo, coco, leite de coco etc. Qualquer um fica delicioso, e é tão fácil e econômico de fazer que ninguém dúvida na hora de prepará-lo. Como o mês de junho e a época de coleta do milho, esse bolo tem se convertido num dos pratos mais consumidos durante as festas juninas.

Bolo de milho
Foto: Divulgação

Modo de preparo do Bolo de Milho

Bolo de milho fatiado

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de milho cru.
  • 3 ovos.
  • 1 xícaras (chá) farinha de trigo.
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar.
  • 1 colher (chá) fermento em pó.
  • 1 xícara (chá) de leite de coco.
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/3 xícara (chá) de óleo vegetal.

Modo de preparo

  1. Pre-aqueça o forno a 180° C durante 15 minutos.
  2. Num liquidificador misture o milho, os ovos, o açúcar, a farinha, o leite, o óleo e o leite de coco até obter uma massa homogênea e suave
  3. Adicione o fermento em pó e misture novamente
  4. Despeje a mistura numa forma untada com manteiga e farinha
  5. Leve ao forno durante aproximadamente 30 ou 40 minutos, ou até enfiar um palito dentro do bolo, e o mesmo saia limpo

Bolo de Milho, um pouco da história

A origem do milho e bem antiga, os primeiros registros do cereal foram encontrados no México há 7300 anos atrás, representando um dos alimentos mais consumidos pelas civilizações antigas, especialmente da Mesoamérica, antes de ser espalhado no mundo inteiro.

No Brasil os indígenas também costumaram fazer do milho parte das suas refeições e daí a origem do bolo. E de fato, os Guaranis tem um prato que chamam de Mbojape que na linguagem deles significa bolo de milho, e costumam prepara-lo no batismo das crianças por considerarem ele um alimento sagrado. Essa versão da receita e tipo um bolinho que os guaranis fazem a partir do cereal moído, adocicado com mel, embrulhado nas próprias folhas dele e assado na brasa.

A versão do bolo de milho passou por muitas adaptações e nasceu nordeste brasileiro a variação que conhecemos atualmente. Ela e muito consumida especialmente durante as festas juninas.

Dicas para um Bolo de Milho perfeito

bolo de milho é gostoso de qualquer jeito pelo que não precisa de cobertura nem recheio, no entanto muitas pessoas costumam colocar um pouco de açúcar de confeiteiro e grãos de milho doce por cima para dar um toque especial.

O uso do leite de coco é opcional, ela pode ser substituída por outra xicara de leite integral e acrescentar mais 2/3 de óleo vegetal na mistura.

Caso não tenha milho fresco, ele pode ser substituído tranquilamente por uma lata de milho verde em conserva.

Comente esta receita

O seu email não será publicado. Os campos marcados com * são requeridos

*

*

.